quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Internet Marketing em 8 Passos - SEO

SEO - Otimizando Seu Website: Passo 2

Agora que suas keywords foram escolhidas chegou a hora de ranquear seu site frente aos mecanismos de busca (Google, Bing etc.). SEO ou Search Engine Otimization trata exatamente disso.

Para ser achado no Google é necessário estar na primeira página entre as primeiras linha de resultado de uma pesquisa que inclua suas palavras chaves.

A sugestão do Google é que você prepare seu site pensando principalmente no seu público alvo, com conteúdo e praticidade. Sem se preocupar com SEO. Devemos seguir estas orientações, mas sem relaxar os princípios básicos do SEO.

O Que Você Precisa Saber Sobre SEO?

SEO é uma área muito abrangente. Existem boas empresas no mercado que são especialista nesse tema, como por exemplo MESTRE SEO (Brasil) e SEOMOZ (EUA). Por enquanto iremos focar somente nos princípios básicos para então aprimorá-los com o tempo.

O SEO Pode ser dividido em 2 principais categorias: SEO On-Page e SEO Off-Page.

SEO On-Page se refere a qualidade do seu conteúdo, frente aos principais Mecanismos de busca. Podemos obter bons resultados quase que imediatamente.

SEO Off-Page se refere a autoridade do seu site na Web, ou seja, como seu site é visto pelos demais sites na web ou que estes sites falam sobre o seu site. Os resultados nem sempre são imediatos, podendo levar algum tempo até obter algum resultado.

Apesar do SEO On-Page representar somente 25% do que é analisado pelos mecanismos de busca da web para ranquear e pontuar seu site, recomenda-se atenção a este item devido a rapidez dos resultados.

Nove Elementos da Otimização SEO On-Page

1. Título da Página ou Page Title

trata-se do fator mais importante do SEO On-Page. Este é o texto que aparece no topo do seu web browser (IE, Firefox etc.). Também é o texto apresentado nos resultados dos mecanismos de busca.

Fatores importantes para um bom Título de Página:

. Incluir Keywords
. Não ultrapassar 70 caracteres. Títulos longos não aparecerão corretamente no browser ou nos mecanismos de busca. Se o tamanho for muito grande a importância das Keywords se perderá.
. Use as Keywords no início do Título
. Formate um título que represente o seu negócio
. Inclua o nome da sua empresa no final do título da sua página.
. Use títulos diferentes para cada página. Cada página é uma oportunidade para usar novas Keywords.

2. Descrição da Página

Apesar de não influenciar diretamente os resultados dos mecanismos de busca, Continua sendo uma boa prática também incluir as Keywords nas descrições das páginas.

Este conteúdo se apresenta ao usuário e é importante na hora de decidir se clica ou não no link, baseado no entendimento sobre atendimento de suas necessidades.

Esta descrição não aparece em sua página, mas nas primeiras linhas dos resultados da pesquisa no Google. São em torno de 150 caracteres. Caso não exista este conteúdo na sua página, os resultados mostrarão as primeiras linhas de sua página web. A falta de entendimento sobre a importância deste conteúdo leva a alguns erros na hora de formatar a sua página.

3. Cabeçalhos ou Headings

Se parte do texto se apresenta com tamanho superior aos demais textos da página, este texto provavelmente faz parte do seu cabeçalho. Os textos dos cabeçalhos são muito utilizados pelos mecanismos de busca, ao contrário dos demais conteúdos da página. Então não pense duas vezes em incluir palavras chaves neste texto.

Não crie mais de 3 cabeçalhos em suas páginas, tipo h1, h2 3 h3 (headings 1,2 e 3). Caso existam h4, h5 em diante, o Google irá tratar isso como conteúdo e não cabeçalho.

4. Imagens

As imagens criam grande impacto na apresentação do seu site. Contudo, antes de inserir enormes conteúdos com imagens, preste atenção nas seguintes recomendações:

. Não use imagens em excesso. Quantos mais figuras, maior será o tempo para carregar a sua página. O impacto será negativo tanto as pessoas quanto para os mecanismos de busca.
. Associe texto com as imagens. O Google não lê imagens; Ele lê somente texto! Utilize sempre na sua imagem uma descrição que pode usar uma Keyword.
. Use Keywords no nome da imagem. Use o traço "-" para separar as diversas Keywords usadas.

5. Informações do Domínio

Os mecanismos de busca pontuam melhor os sites conforme sua antiguidade. Quanto mais antigos, maior é o compromisso com o negócio e menor a possibilidade de se tratar de SPAM. Existe forma de alterar o tempo que seu site está no ar pagando-se algo em torno de R$50,00.

6. Rank MOZ

O ranqueamento MOZ determina a autoridade do seu site On-line. Quanto maio, melhor! Este ranqueamento inclui ON-Page e OFF-Page. Existe diversas formas que consegui bons resultados aqui, veremos mais adiante este assunto.

7. Frequência do Google Crawl

Google Crawl é o processo de varrer seu site e registrar na base de dados do Google suas páginas. Existem um "robozinho" no Google que executa este processo chamado de Googlebot.

Quando o processo de Google Crawl executa no seu site ele atualiza as informações de SEO e Keywords do seu site. Portanto, quanto maior é a frequência, melhor para o seu site.

A melhor forma de ver este processo atuar no seu site é criando conteúdo. veremos mais sobre este assunto no passo 3.

8. Estrutura da URL

Uma URL é o endereço do seu site. Por exemplo, a URL do meu site é http://www.adelson-networking.com.br. A estrutura da URL diz respeito a como cada url do seu site se encontra organizada.

Infelizmente, melhorar a estrutura da sua URL é um dos aspectos mais difíceis da otimização do site. Os métodos de fixação dessas questões dependem inteiramente das peças de back-end do seu site, tais como seu sistema de gerenciamento de conteúdo ou estrutura de programação. No entanto, se você tiver um desenvolvedor competente ao seu lado, atuar nestas questões pode melhorar significativamente o seu SEO. Discuta a seguinte lista com o seu desenvolvedor:

Princípios da Boa Estrutura da URL:

  • Aplique um redirecionamento 301 quando necessário. Um redirecionamento 301 encaminha uma antiga URL para um novo endereço assim que ela muda. Certifique-se de fazer isso se você alterar a URL de uma página em seu site. Um erro comum é não aplicar um redirecionamento 301 entre seusite.com.br e www.seusite.com.br. Isso pode ser um grande problema do ponto de vista de SEO, porque os motores de busca irão abordar de forma distinta as duas versões do seu site.

  • Evite páginas com vários níveis de endereços, como por exemplo: www.seusite.com.br/sobre/gerente/contato/telefone. Endereços com vários níveis terá menor pontuação de SEO. Melhore isso no desenho do seu site.
  • Inclua Keywords no seu endereço URL. Se você já comprou o seu domínio não precisará comprar outro somente para fazer este procedimento. Inclua as palavras chaves nas suas páginas do site.
  • Para nomear as páginas do site use traço "-" para separar as Keywords. Por exemplo: www.adelson-networking.com.br/internet-marketing. Esta formatação abrange as palavras chaves marketing e internet.

Crie URLs estáticas. Isso significa não variar os nomes de forma alguma. Confirme se no seu site existem diversas URLs apontando para a mesma página e mude este comportamento.

Evite exagerar no uso de Keywords
Depois de ler tanto sobre palavras chaves você deve estar pensando que uma boa idéia é encher seu site de keywords e começar a espalhar isso por todas as suas páginas.

Mas a coisa não funciona bem assim. Além de gerar uma imagem ruim para os visitantes do seu site, o Google sabe detectar este comportamento. Tentar enganar os mecanismos de busca e ao mesmo tento tornar o seu site pouco atraente não gera bons resultados de SEO.

Melhore seu SEO Off-Page com links para outros sites

Pense bem, se SEO On-Page significa somente 25% do seu ranqueamento nos mecanismos de busca, onde estarão os outros 75%? Como mencionado anteriormente, o SEO Off-Page representa a autoridade do seu site junto aos outros sites. O que os outros estão falando de você.

Um dos principais fatores que influenciam a autoridade de um site são as referências (links) entre sites. Se outro site cria links para o seu site ou para uma página do seu site (como um artigo de blog), isso se chama de uma ligação de entrada (inbound link). Quanto mais ligações de entrada, melhor.

Links oriundos de Sites com alta autoridade representam mais autoridade para o seu site. Por exemplo, uma referência (link) ao seu site pela Globo.com é muito mais valiosa do que uma referência de um blog com baixo trafico (público pequeno).

Então, Qual é a melhor maneira de atrair mais referências qualificadas (ou links)? Através da criação de conteúdo! Criação de conteúdo valioso e notável que outros sites naturalmente vão querer vincular em seu próprio conteúdo. Além disso, você pode melhorar suas chances de atrair as referências compartilhando seu conteúdo em mídias sociais e otimizando seu site para obter melhores resultados nos mecanismos de busca para que ele possa ser facilmente encontrado.

Vamos abordar com mais detalhes a criação de conteúdo no Passo Três e promoção em mídia social no Passo Quatro.

Você tem alguma experiência com SEO? Qual otimização gerou melhor resultado no seu site?

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Conheça também meu site: Adelson Luniere

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