sábado, 25 de fevereiro de 2012

Internet Marketing em 8 Passos - Email Marketing


Como fazer E-mail Marketing Eficiente: Passo 6

E-Mail Marketing
De acordo com MarketingSherpa, 70% de seus contatos vão acabar comprando algo de você ou de um de seus concorrentes, mas ganhará quem for mais eficiente! As empresas que constroem relacionamentos com seus contatos ao longo do tempo obtêm mais sucesso em converter leads (contatos) em clientes, mantendo-se na lembrança das pessoas até que elas estejam prontas para comprar.

Seu dever é estar sempre em contato com seus Leads. Esta atitude se chama de processo de desenvolvimento de relacionamento. Isto geralmente se dá através do envio de mensagens específicas, relevantes e valiosas para eles. O objetivo final é fazer com que seus contatos tenham o desejo de fazer parte da comunidade que envolve o seu negócio. O instituto Forrester Research descobriu que as empresas que se destacam no processo de relacionamento com seus contatos são capazes de gerar 50% a mais em vendas com 33% a menos no custo por LEAD.

E-mail Marketing: Melhores Práticas

Crie sua Lista!

· Crie a oportunidade de opt-in (Opção expontânea de assinar sua Newsletter). Certifique-se de criar formulários simples que facilitem que os visitantes do seu site informem seu endereço de e-mail e façam o “opt-in” para receber suas Newsletters (mensagens).
· Forneça bons motivos para as pessoas fazerem o opt-in. Seja através de um link para uma Landing Page para que seja feito um download de um e-book ou um simples formulário de inscrição para receber valiosas informações através de uma newsletter. O importante é certificar-se de dar às pessoas uma razão convincente para fazer o opt-in. O que há de tão valioso no seu ebook? Que informação interessante e original irão receber em seu boletim de e-mail? Seja explícito e informe sobre benefícios que consigam atrair a atenção de seu destinatário.
· Pense: “O que eu perderia se não recebesse a sua mensagem?” Lembre-se de somente enviar mensagens para pessoas que optaram explicitamente por esse benefício. Siga o princípio de Seth Godin (autor do livro: "Marketing de Permissão”): Será que o seu destinatário ficará chateado se não receber a sua mensagem? Se sim, é seu dever ir em frente e enviar o seu e-mail.

Forneça conteúdo!

· Mantenha-se interessante. Qual assunto as pessoas que assinam a sua newsletter estão interessadas? Será que elas estariam interessadas em baixar seu Ebook :"5 dicas para para destacar seu negócio na Internet"? Ou será que elas iriam ler seu blog sobre "Como fazer para que seu negócio apareça no Google Places (ou Foursquare)"? Envie sempre e-mails com conteúdo direcionado ao interesse de seus clientes.
· Personalize. Use um nome e endereço de email na linha "De" do e-mail que os destinatários o reconheçam. Personalize a mensagem para que o destinatário se lembre de como e por que eles chegaram ao seu website. Por exemplo, comece com "Você recentemente fez o download do nosso ebook ..." ou "Obrigado por assinar o nosso blog!"
· Certifique-se. No final do dia, certifique-se que a sua mensagem agrega valor. Entre na mente de seu destinatário e faça a pergunta: "O que há de importante para mim?”. A rádio que seu público escuta é a WIIFM (do inglês: What´s In It For Me?). Você está enviando emails somente para dizer-lhes o quanto maravilhoso é o seu produto? Ou você está oferecendo-se para ajudar a resolver um problema que ele está enfrentando? Deixe claro a importância do seu conteúdo tanto no corpo do e-mail, quanto no campo de assunto.
· Esqueça as imagens. Apesar de importantes para transmitir uma idéia, muitos servidores de e-mail não apresentam as imagens automaticamente, por isso, se seu e-mail contém uma imagem, o destinatário pode não vê-la e ficar sem saber do que se trata! Use imagens somente para complementar (clicável) o conteúdo do seu e-mail, e verifique se você usa um texto claro o suficiente para comunicar seu valioso conteúdo.
· Seja consistente. Você quer que seus destinatários anseiem por receber suas mensagens. Se optar por enviar suas mensagens diariamente, semanalmente ou mensalmente, nunca deixe de cumprir esta agenda.
· Tome cuidado com o SPAM. Analise suas mensagens para evitar que sejam retidas no servidor de e-mail por usar práticas de SPAM (Letras maiúsculas, termos inadequados etc.).

Converta!

· Seja explícito. Quando alguém abre o seu e-mail, deixe claro o que deve ser feito. É para clicar para ler um artigo no blog? Fazer Download de um ebook grátis? Inclua sempre uma forma de chamar a atenção para a ação que deve ser realizada.
· Saiba que a Landing Page faz parte de sua campanha de e-mail. E-mail marketing não termina com um clique. Sua Landing Page é a extensão do seu e-mail e é onde a conversão acontece. Releia o passo 5 para lembrar sobre as oportunidades que uma boa Landing Page pode oferecer ao seu negócio.

Faça o Controle!

· Use Click-Through Rate (CTR) ou Taxa de cliques. Das pessoas que você enviou sua mensagem, quantas clicaram em sua Landing Page? O CTR pode lhe dar uma noção do quanto atraente é a sua oferta. Faça experiências na linha de assunto, use frases diferentes, crie artifícios para que as pessoas entrem em ação, crie urgência e confira qual técnica levou a uma melhora nas taxas de CTR de seus e-mails.
· Ignore a taxa de abertura. Esta métrica não é confiável, visto que as vezes uma imagem não será carregada e assim gerar a informação de abertura da mensagem. A métrica mais importante são os cliques recebidos no seu e-mail enviado.
· Evite spam. Sempre haverá pessoas que não querem receber seus e-mails novamente, mas você deve evitar que este volume não exceda 5%. Se a sua taxa de cancelamento for elevada, reveja suas técnicas de opt-in para garantir que somente quem tem interesse no seu conteúdo receba a sua mensagem.
· Considere sempre a taxa de conversão. Seu objetivo final é a conversão, para medir quantos desses cliques se transformaram em reconversões em sua Landing Page. Faça testes de diferentes landing pages para melhorar a conversão no seu site.
Marketing de Relacionamento

Fornecer conteúdo relevante é o muito importante para o desenvolvimento de relações com seus LEADs. Nem sempre este relacionamento deve ser mantido exclusivamente por e-mail. Pense em como você pode se comunicar com seus contatos através das mídias sociais, como Facebook ou Twitter.


Leia também: "Como fazer Email Marketing e Não SPAM!"


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