quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Internet Marketing em 8 Passos - Crie um Blog

Crie um Blog e Outros Conteúdos: Passo 3

As plataformas para Blog transformaram a atividade de blogar em coisa simples e fácil, como nunca antes visto. Agora que você possui uma compreensão clara de como funciona as Keywords para o seu negócio e já otimizou seu site para ser encontrado pelos mecanismos de busca, seu próximo passo será atrair mais visitantes qualificados. Escrever um blog ou um livro eletrônico (e-book) são poderosos meios de se alcançar este objetivo.

Leia mais em: Conheça agora os 7 motivos para se ter o próprio blog
 
Como Desenvolver um Blog direcionado ao seu Negócio?

Quando falamos em escrever um blog, nosso objetivo deve ser deixar um pouco de lado nosso lado empresarial e marketeiro para ser mais um editor de revista. O objetivo do seu blog deve ser o de publicar artigos que não sejam promocionais e sim direcionados a divulgar as melhores técnicas e informações relacionadas ao seu ramo de atividade, exatamente como as revistas especializadas fazem.

Pense sobre o que você está escrevendo e as palavras que está usando. Não use os jargões técnicos que só você e profissionais da área entendem. De forma semelhante ao que foi feito na escolha das suas Keywords, pense nas palavras que seus clientes utilizariam para definir o seu negócio e use estas palavras nos artigos do seu Blog. No nosso primeiro artigo pode-se extrair algumas idéias de termos que podem ser usados.

Comece a Escrever Seu Blog

É importante, ao se iniciar a escrever conteúdo de interesse para seus potenciais clientes, primeiro escolher sua plataforma on-line. Existe diversas opções pagas e grátis disponíveis que vão facilitar e muito este trabalho. Ao selecionar uma plataforma para Blog, considere algumas características importantes:

1) Que seu Blog seja uma extensão do seu site de negócios. Sem um blog um site pode se tornar um tipo de panfleto ou brochura que não muda com muita frequência;
2) Um Blog proporciona dinamismo ao seu site quando publica constantemente novidades, dicas e técnicas;
3) Os mecanismos de busca conferem pontos e elevam o rank do seu site que constantemente publica novos artigos ou atualizam seu conteúdo. Este reconhecimento se traduz em mais visitantes e potenciais clientes para o seu negócio.

Componentes Chaves para Um Ótimo Conteúdo

Uma excelente publicação em Blog deve considerar os seguintes componentes:

  • Um título atraente que chame a atenção: Lembre-se que o tema do seu blog é a primeira coisa que as pessoas irão ver. Portanto, é primordial que ele descreva com clareza o conteúdo do seu artigo. Além de ser conciso e chamar a atenção, o título deve usar Keywords porque o cabeção é um item importante em SEO.
  • Um conteúdo bem escrito e formatado: O corpo do seu artigo deve estar bem escrito, isto é, sem erros de português ou uso de jargões técnicos. Também ter uma formação limpa e de fácil leitura. Considere dividir o texto em seções para facilitar a organização do conteúdo.
  • Use vídeos e imagens: Conteúdos multimídias são mais leves e divertidos. Pode ser utilizado até para criar uma pausa na leitura tornando-a mais agradável.
  • Links (referências): Inclua texto com referências a conteúdo relevantes ao seu tema. Pode ser também links para "Landing Pages" (Veremos mais sobre isso no passo 5) que possibilita aumentar o número de consumidores do seu conteúdo.
  • Chamada para Ação (Call-To-Action): Cada artigo do seu blog deve incluir uma Call-To-Action no final do cada texto para aumentar a quantidade de seguidores do seu conteúdo (Passo 5).

Decida o Assunto do Seu Blog

Todos os Blogs de negócio devem ter um propósito. Qual tema educativo, relevante ao seu negócio, será abordado com a finalidade de orientar e atrair potenciais clientes? Esta educação não é sobre o seu produto, mas sim sobre questões comuns da indústria e soluções dos problemas de seus potenciais clientes que seu produto ou serviço irá resolver. Uma ótima maneira de começar a blogar é pensar sobre as 10 perguntas mais comuns que geralmente são feitas por potenciais novos clientes. Tome nota de cada uma dessas questões e escreva um pequeno artigo explicando uma provável solução. Faça isso uma vez por semana durante 10 semanas e você terá a base sólida para um blog de sucesso. Mantenha seu blog de negócios repleto de conteúdo interessante. Lembre-se de deixar o seu expertise e paixão ditar o conteúdo do blog. Tenha sempre em mente o uso das boas práticas negociais, citadas aqui, ao escrever um blog.

Converta os Visitantes do Seu Blog em LEADs

Leads são pessoas interessadas no seu negócio, seja por ser um concorrente ou porque está interessado em comprar seu produto ou serviço.

No passo 5 veremos o que são e como criar Landing Pages e Calls-to-Action (CTAs). Antecipadamente, informo que estes são artifícios que geram novos Leads (potenciais clientes). Tenha sempre em mente que seu Blog de negócios é uma importante plataforma para usar estas oportunidades de conversão. Inclua no final do seu artigo qualquer tipo de Call-to-Action (fazer que o leitor entre em ação, curtindo, recomendando ou assinando seu conteúdo). Estas CTAs funcionam melhor quando o que se oferece em troca está alinhado ao interesse do leitor. Existem outras formas de atrair LEADs para o seu negócio, como por exemplo incluir CTAs nas barras laterais do seu blog.

Estas Calls-to-Action devem guiar seus LEADs diretamente para uma página (Landing Page) que irá disponibilizar conteúdos educaionais para download de e-book ou seminários em vídeos (webinar) sempre após o preenchimento de um formulário. Este é um assunto muito interessante e vamos tratá-los no passo 5 em mais detalhes.

Outros Conteúdos que podem ser Publicados em Blog

Um artigo é um excelente começo como conteúdo do seu Blog de negócios. Contudo, considere também escrever um livro eletrônico (e-book), "whitepaper ou relatórios de pesquisas, vídeos, webinars, slideshows etc. para ser ofertados aos seus leitores para que seja atrativo se tornar um LEAD da sua empresa.


Você tem alguma experiência com BLOG? Qual é a sua opinião sobre isso?

Se você gostou do conteúdo deste blog, divulgue entre seus amigos, clicando aqui embaixo!


Conheça também meu site: Adelson Luniere

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigrado pelo Seu Comentário!